A movimentação de produtos químicos merece cuidados de todos os setores envolvidos, desde a cadeia de produção, armazenamento e logística até a sua destinação final. É necessário que os profissionais envolvidos direta e indiretamente nestes processos sejam capacitados, treinados e atualizados de forma a obter conhecimento sólido da legislação e procedimentos operacionais na manipulação, armazenagem e distribuição.
As exigências mencionadas acima apontam para uma atenção especial à manutenção preventiva e corretiva dos veículos, levando em consideração que os acidentes com produtos químicos nas rodovias têm uma grande representatividade e podem causar fortes impactos ambientais.
As empresas de transporte de produtos químicos precisam utilizar ferramentas gerenciais que controlem e apontem as condições das manutenções dos veículos, o que reduz muito os acidentes ou seus impactos, caso estes venham a acontecer.
Além do controle, rastreamento e manutenção periódica do veículo, deve-se tomar como medidas: o respeito ao limite de velocidade, a acomodação adequada dos produtos e o planejamento de rotas considerando o tempo necessário para o transporte seguro.
Outro grande fator é certificar-se de que todos os documentos e a identificação dos produtos estejam corretos, pois, para se realizar o transporte de produtos químicos, é necessário seguir regras e procedimentos específicos.
Essas manutenções e controles são apenas algumas das condições básicas para iniciar uma viagem segura, portanto, torna-se necessário a escolha de uma empresa de logística confiável e que siga as mais rigorosas normas de segurança.